Tendências de Comportamento para 2022

É inegável que a pandemia gerou impactos na vida das pessoas e das organizações. É certo que diversos setores tiveram que se adaptar às novas dinâmicas de trabalho, de consumo e de gerenciar suas equipes. É difícil prever o futuro, mas é possível preparar nossos negócios e carreira profissional para novos cenários?

Partindo desta reflexão, fizemos uma lista de tendências de comportamento que impactam a área de Recursos Humanos, baseada em uma publicação da revista inglesa The Economist.

  • Ações sociais: As pessoas buscam marcas e organizações que demonstrem uma preocupação com questões sociais. Desta forma, umas das tendências é o investimento de esforços para implementar soluções para grandes problemas da sociedade, como: educação, saúde, cultura, questões de gênero, entre outras áreas.
  • Saúde mental: A pandemia e o isolamento social afetaram a saúde mental da população. Por isso, é essencial que as organizações promovam ações para cuidar da saúde de sua equipe e auxiliar seus colaboradores a enfrentar esse período.
  • Transformação Digital: Com a transformação digital as organizações tiveram que adaptar diversos processos aos meios digitais: novas tecnologias foram implementadas, grandes escritórios físicos foram fechados, houve investimento em serviços digitais e em Inteligência Artificial.
  • Renascimento pessoal: Muitas pessoas estão repensando suas carreiras, saúde, dinheiro, relações e objetivos de vida. Desta forma, as organizações têm, cada vez mais, a missão de se tornarem mais humanas, empáticas e inclusivas.
  • Trabalho remoto: O formato de teletrabalho veio para ficar. Muitas organizações entenderam que essa maneira é bastante viável dentro do seu mercado de atuação. Além disso, a possibilidade de contratar colaboradores de qualquer lugar do mundo ganhou espaço nas empresas e, desta forma, agregar mais diversidade à cultura organizacional.

O mundo pós-Covid-19 será mais humano, com experiências digitais e com novas dinâmicas de trabalho. Será preciso rever nossos valores, comportamentos e posicionamentos, com um olhar mais empático para o mundo e para as pessoas. A sua organização já está preparada para essas novas mudanças?